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Como o olfato pode contribuir para um Ginásio de Sucesso?


Usa o olfato para motivar e atrair clientes


E se te disséssemos que te ias conseguir diferenciar no teu negócio e elevar a tua marca a um nível acima dos demais. Isto utilizando e maximizando um dos 5 sentidos de modo a proporcionar uma melhor experiência aos teus clientes.

Sim, por mais banal que possa parecer, existe sim uma relação direta entre os sentidos, as emoções e a decisão de compra.

O olfato é provavelmente um dos sentidos mais menosprezados, mas é sem dúvida o que mais presente. O ser humano é capaz de se lembrar de 35% dos odores que sente, 5% do que vê, 2% do que ouvem e 1% daquilo que tocam.

Aromaterapia ginásio

A Ciência do Olfato: Como afeta a experiência no meu espaço de treino?


Marketing olfativo. Aplicando a velha máxima de “os olhos também comem”, mas a um outro sentido, o olfato.

Quem é que nunca passou por uma padaria e ao sentir o aroma do pão acabadinho de fazer se sentiu impelido a entre e comprar duas bolinhas de água para comer assim que chegasse a casa, ou antes.

Ou ao passar um determinado protetor solar nos remete às férias de infância na casa da avó.

Isso acontece porque, ao inalarmos qualquer aroma, em questão de segundos ele entra no sistema límbico – região onde se encontra o hipocampo, que é responsável pelas memórias, e também ao hipotálamo, a parte do cérebro que processa pensamentos e sentimentos.

Estas associações provocadas por sentimentos e emoções são extremamente valiosas e podem ser aplicadas a uma marca.

Um ambiente com um aroma específico pode fazer com que as pessoas se sintam mais à vontade, se sintam bem num local e entusiasmadas para comprarem.

Existe uma maior probabilidade também dessa pessoa ficar com a experiência gravada na sua memória, fazendo com que deseje voltar àquele ambiente.

A música é muitas vezes considerada a melhor parceira para praticar exercícios, são frequentemente tocadas em ginásios para incentivar o exercício.

Junto com isso, os aromas difundidos podem refrescar a mente e proporcionar uma atmosfera mais propícia para treinar.

Essas fragrâncias estimularão os recetores no cérebro, melhorando assim o funcionamento geral do sistema nervoso.


O que é que te “inspira” a treinar?


Agora chega a parte difícil.

É preciso definir que aromas estão mais ligados ao teu tipo de negócio e, do mesmo modo, quais terão o efeitos positivos e estimulantes que pretendes sobre seu público-alvo. Sabemos que, numa primeira abordagem, os espaços de treino físico podem, inconscientemente, passar a imagem de odores indesejados. Na prática de uma atividade física, o suor é incontornável e a mistura dos aromas intensifica-se.

Na verdade, há uma probabilidade maior de um odor característico, proveniente de treinos intensos, balneários… mesmo com uma higienização frequente e limpeza diária.

Se o teu ginásio for aromatizado, imediatamente o cliente vai notar uma diferenciação, positiva, pelo ambiente fresco e energético. A frescura é importante, estes aromas tendem a ser menos agressivos e a atribuir, ao mesmo tempo, uma sensação refrescante e ativa, ideal para quem treina.


O que é marketing olfativo?


Marketing olfativo é uma ferramenta de marketing que utiliza a aromatização de ambientes para atrair através do olfato o interesse do consumidor. Os diferentes estímulos sensoriais, como o olfato, pode resultar tanto no aumento do desejo de consumo como na fidelização do cliente.

O marketing olfativo visa a conquista, consolidação e empatia pela empresa. O aroma adequado reforça os atributos de uma marca, cria a ligação e uma memória positiva.

Um cheiro tem a capacidade de influenciar comportamentos e despertar emoções instantâneas. Somos capazes que reconhecer 10,000 odores diferentes, e recordamos os mesmos com 65% de precisão ao fim de um ano.

A ideia é que, todas as vezes que o cliente sentir aquele cheiro, daquele treino fora de série que fez no teu ginásio, onde tudo o que o rodeava, ainda que inconscientemente, estava perfeitamente alinhado para que permitisse atingir o auge do treino perfeito.

Isto leva à fidelização do cliente. Ele vai comentar sobre o teu ginásio a amigos, como sendo um espaço onde te sentes bem, que o motiva a treinar, que tem aquele “não sei quê” … Marketing gratuito. Ao proporcionares um ambiente agradável consegues que, inconscientemente, o teu cliente queira ficar mais tempo no teu ginásio e na prática voltar mais vezes.

O ginásio é hoje muito mais do que um local para te pores em forma, passou a ser um estilo de vida. Com tantas tendências de fitness que hoje podemos encontrar, há que marcar pela diferença e não ser apenas mais um. Para além da experiência do treino, a ida ao ginásio vai virar uma experiência sensorial.

Então que aroma devo escolher?


Uma nota de limão transforma qualquer aroma num estimulante.

Apontamentos de hortelã ou gengibre melhoram a concentração. Pode ser bom para estimular exercícios cardiovasculares e promover uma respiração profunda.

As propriedades da laranja podem ser estimulantes e revigorantes. Aleado ao espírito relaxador do eucalipto pode ser fundamental para um incentivo a obter o máximo do seu treino.

A Hortelã pimenta potencia uma melhoria na força e potência muscular. Tem uma ação analgésica e anti-inflamatória.

O Alecrim é um forte estimulante e aumenta a circulação. Traz a disposição e o entusiasmo. Aleado ao indispensável limão, aumenta o foco e concentração

Energiza o teu espaço e deixa os teus clientes aptos para os treinos mais exigentes, com o mindset adequado a mais uma série de agachamentos.

O ideal para escolher o aromas mais adequado ao teu espaço de treino é consultar uma especialista.

Vai te ajudar de criar uma identidade olfativa ou aconselhar o que melhor se enquadra ao teu ginásio, mas sempre apresentando uma solução otimizada.

É preciso ponderar o tipo de difusor de aromas, a melhor colocação para uniformizar a experiência, fazer a implementação e manutenção do equipamento consoante a área abrangida enfim….

Aromatizar o espaço não é apenas borrifar algumas vezes para o ar, o spray com o cheiro que mais gostas, ou acender a vela no balcão.

Num mundo saturado com mensagens a competição é feroz. Apenas algumas empresas se conseguem destacar aos olhos do consumidor.

“75% das emoções que gerámos diariamente são afetadas pelo olfato.”

Martin Lindstrom, Sentido de Marca: Como Construir Poderosas Marcas Através do Toque, Paladar, Olfacto, Visão e Som.

Olfato é o mais poderoso e emocional de todos os sentidos. Usa-o com moderação.

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