equipamento ginasio

Como abrir um ginásio a partir do zero? – Parte 4

GESTÃO, SOFTWARES, EQUIPAMENTO E COMUNICAÇÃO… [Artigo 4 de 4]

Chegou a parte prática do assunto. Já vamos longos, mas não podíamos deixar de dar toda a informação importante para que possas saber como agir e que passos tomar. Para trás ficou a “teoria”, volta atrás se precisares, sabemos que não é fácil reter toda aquela informação.

8. GESTÃO E SOFTWARES


O desporto entrou na vida das pessoas para ser uma atividade de fácil acesso, sem grandes obrigações e num modelo all in. Isto requer uma modernização para além do simples ato de gerir.

A maioria dos ginásios “oferece” hoje o livre trânsito ao cliente. O Cliente vai quando quiser, e no timing que melhor se ajusta a ele e fazer o que entender. Isto foi um acelerador na modernização do mercado.

Esquece a marcação via telefone de aulas de grupo, apontadas na agenda de papel, ou um horário estanque de ida ao ginásio. Acabou-se o pagamento em dinheiro ao balcão e a caixa registadora.

Nesta perspetiva temos um sistema maleável, em que vários recursos são geridos na perspetiva da obtenção de melhoria contínua, o cliente é autónomo.

Da tua parte vai ser preciso estares alinhado com esta necessidade a nível do planeamento, liderança, organização e controlo. Esta constante evolução pode ser uma excelente forma de te destacares numa sociedade que vai mudando na maneira que pensa o exercício físico.

Deves garantir que tem os melhores softwares, adequados ao teu ginásio, que sejam flexíveis, em caso de crescimento do negócio ou mudança de serviços. Estes sistemas fazem toda a diferença e podem ditar parte do teu sucesso ou insucesso.

De forma a ter um sistema de informação integrado, é essencial que invistas em softwares que te ajudem na gestão do negócio de forma mais automatizada e segura, que sejam adequados à dimensão do ginásio e aos objetivos que definiste. Softwares de contabilidade, faturação, CRM e marcação de aulas, gestão de planos de treino, são inúmeras as possibilidades e os modelos adaptáveis.

Acesso ao ginásio, criação de fichas de clientes, controlo de pagamentos, faturação, marcação de aulas, aplicação mobile, cacifos, avaliações físicas, acesso a aulas online.

Vais precisar de um controlo centralizado, e em tempo real, de toda a atividade, membros, mensalidades e horários.

É algo obrigatório? Não, mas muito perto. Alguns não podes viver sem eles, num modelo mais simples, outros vais ponderar e mais tarde ou mais cedo aderir.

Se pensares bem, uma solução integrada de software de gestão vai permitir que coloques o teu foco no que realmente é importante, o cliente.

Software ginasio
Equipamento

9. EQUIPAMENTO DE TREINO


Chegou a parte divertida, chegou a altura de meter a mão na massa.

Se fizeste um plano de negócios bem detalhado e com cuidado, pensando em todas as necessidades, nesta altura vais ter tratado de toda a burocracia. Vais ter riscado da lista todas as questões teóricas e passar à prática.

Sim é uma parte extensa e mais aborrecida, mas sem ela não terás um negócio viável. Durante todo este tempo estiveste a imaginar o teu espaço e está finalmente na altura de o equipar.

Já sabes que tipo de ginásio vais ter, que tipo de serviços vais disponibilizar, escolheste o espaço, trataste da papelada. É então tempo de avaliar opções, procurar as melhores máquinas, pedir orçamentos, conhecer marcas.

É neste momento exato que a GOLDFIT pode ajudar. Temos o know-how para te acompanharmos em todo o processo de escolha e organização de espaço. Da orientação à defesa dos teus interesses. Estamos contigo desde a ideia ao dia da inauguração.

Para além disso, e como se não fosse suficiente, somos apaixonados pelo treino de força e cultura física, e temos a perceção real das necessidades de quem partilha a mesma visão que nós, podes conhecer um pouco mais sobre nós, aqui.

Dá uma vista de olhos no nosso Catálogo. Vais encontrar todo o material que precisas e mesmo o que possas não precisar, vais querer ter.

O teu ginásio vai ficar exatamente aquilo que idealizaste. Ficamos à espera do teu pedido de cotação para comercial@goldfit.pt

10. COMUNICAÇÃO


Depois de tudo montado e estruturado, chega a altura de divulgar o teu espaço.

A sensação de dever cumprido. O orgulho vai falar por ti. É hora de espalhar a palavra e fazer chegar a todos o teu espaço, que está do outro mundo.

Podes começar pelo registo no Google My Business e completar ao máximo o perfil. Quando alguém procurar por ginásios perto da sua localização, o teu vai aparecer nas primeiras opções. Pede algumas reviews aos teus clientes, vão servir de impulsionador do teu serviço e confirmação para novas visualizações do teu perfil.

Criar uma presença ativa nas redes sociais, como o Instagram e Facebook, onde podes partilhar conteúdo que te aproxime do teu público-alvo, como treinos, métodos, ofertas, novidades, entre outros, deixa a imaginação fluir, mas fá-lo de uma forma constante, se publicares bom conteúdo a tua audiência vai estar à espera dos teus post.

Um site próprio também é uma boa opção, onde te dás a conhecer a ti e aos teus serviços de forma mais profissional, horário de funcionamento ou informação de aulas por exemplo.

A imagem é basicamente tudo sobre um negócio, é como o cliente ou potencial cliente te vê, e comunicar da maneira correta com o público-alvo faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

É uma questão que absorve bastante tempo e por isso deve ser levada bastante a sério. A pesquisa sobre tendências, sobre conteúdo, de imagens, a criação de layout, a adaptação a várias plataformas, a publicação ou agendamento.

Não deixes a imagem do teu negócio ao acaso. Conta com a GOLDFIT

Marketing para ginasios

RESUMO


Sim é um processo complexo, não, não tem de ser um processo difícil. Se o estruturares logo desde o início, se entenderes todo o processo, será sempre mais fácil, saberás qual o passo seguinte e não funcionarás sob pressão e em modo urgência.

Ainda assim surgirão imprevistos com certeza, mas o caminho terá sempre pedras.

Muitos destes passos podes delegar a profissionais, eles podem ajudar em muitas das questões mais burocráticas e libertar-te para o processo prático e criativo. Acrescido ao facto de que te darão as ferramentas certas e te aconselharam no caminho mais certo a seguir, uma segurança de que estás a fazer o processo de modo correto.

Não precisas de ser tu a carregar o mundo sozinho para alcançares o sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.